domingo, 15 de agosto de 2010

Chama Crioula é acesa em Itaqui

acendimento da chama crioula

  Cerca de 2 mil pessoas acompanharam, na manhã de sábado (14), no cais do Porto, de Itaqui, o acendimento da Chama Crioula, marcando o início das festividades farroupilhas no Rio Grande do Sul. Pela primeira vez, o evento teve aspectos internacionais, reunindo em um mesmo local, representantes do tradicionalismo gaúcho, além de participantes do Grupamento de Granaderos de La Cruz, da localidade de Alvear, província de Corrientes e uma representação indígena, simbolizando a integração das culturas e povos latinos.   A solenidade foi marcada ainda por uma homenagem ao chamado Grupo dos 8, reconhecido como os fundadores do tradicionalismo organizado. Uma pajada, declamada e composta pelo artista João Sampaio, intitulada Os Oito de Ouro, além de um grupo de cavalarianos foram algumas das formas de reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelos tradicionalistas em 1947, ano de acendimento da primeira Chama Crioula no Rio Grande do Sul.
  O Candeeiro Crioulo foi aceso pelo Patrono da Semana Farroupilha 2010, Rodi Pedro Borghetti, que também representou o Secretário de Cultura do Estado, Cézar Prestes, e pela viúva de Orlando Degrazzia, um dos integrantes do Grupo dos 8, Clori Degrazzia. O folclorista Antônio Augusto Fagundes também esteve presente no evento e entregou uma centelha para tradicionalistas de Alegrete, sua terra natal.
  O vice-presidente da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas e Presidente do MTG, Oscar Fernande Gress, manifestou a importância do evento como um dos momentos mais importantes para o tradicionalismo organizado. Já o Patrono, Rodi Borghetti, lembrou a importância e a coragem daqueles jovens, em 1947, que acenderam pela primeira vez a chama do Candeeiro, retirando uma centelha da Pira da Pátria.
  Cerca de 600 cavaleiros representaram as 30 Regiões Tradicionalistas do Rio Grande do Sul, que a partir de agora, dão início às cavalgadas que levarão uma centelha do fogo histórico para cada um dos municípios gaúchos. Em Porto Alegre, a chama será acesa oficialmente no dia 7 de setembro, no Acampamento Farroupilha e no dia 14 de setembro, no Palácio Piratini, Assembleia Legislativa, Prefeitura Municipal, Monumento Bento Gonçalves, Grande Loja Maçonica e Colégio Júlio de Castilhos.
  O tema da Semana Farroupilha 2010, “Farroupilhas: ideais, cidadania, revolução” busca trabalhar a revolução sob estes três aspectos: seus ideais, explorando os motivos que levaram os farroupilhas a se posicionar... em contrariamente ao Império; a cidadania, apresentando a vida dos farroupilhas enquanto cidadãos, com famílias, propriedades, direitos e deveres civis, entre outros pontos; e a revolução, mostrando a movimentação das tropas no território gaúcho, destacando a vida nas três capitais farroupilhas.
  O desfile temático está previsto para a noite de 19 de setembro e os desfiles cívico-militar e tradicional, para a manhã de 20 de setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário