domingo, 19 de setembro de 2010

A gaita gaúcha

gaita todeschini
  Segundo o mestre Albino Manique, “Gaita, denominação que se dá, principalmente aqui no sul, a este instrumento que também se conhece como acordeon, sanfona etc... apaixona muita gente ... ” e principalmente aqui no sul. A gaita teve na década de quarenta, uma produção de grande escala. E suas fábricas foram radicalizadas no sul do Brasil, trazidos pelos imigrantes que povoaram o estado do Rio Grande do Sul.

  Chegou a ter aproximadamente 40 fábricas que produziam acordeão, dentre as quais mais citadas era a Todesquini, Universal e a Scala.
  A indústria mais afamada deste instrumento foi a de acordeões Todeschini SA, situada na serra gaúcha, na cidade de Bento Gonçalves. Os melhores acordeões que a Todesquini produziu foi nos anos de 59 a 65, com uma qualidade diferenciada das demais marcas. Segundo Paulo Danker (08/05/2004 - Conhecedor de gaitas), o melhor ano que a Todesquini produziu acordeões foi no ano de 59, sendo o motivo, era que a qualidade que foi pregado no instrumento era uma camada fina de óleo de linhaça que protegia as vozes por muitos anos e a sua afinação tinha uma duração maior em sua vida útil.
  No final da década de 70, um grave acidente ocorreu na fabrica da Todesquini. Um incêndio destruiu mais da metade da fabrica, sendo assim, o fim da empresa. Porém, hoje a Todesquini existe como uma indústria de móveis, situada na mesma cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário